Em um passo significativo em direção à saúde e autonomia feminina, a Prefeitura de Buerarema promoveu, no dia 14 de dezembro, uma Capacitação sobre Planejamento Reprodutivo, com ênfase no uso do DIU (Dispositivo Intrauterino). O evento, realizado no Colégio Lomanto Júnior, teve como objetivo capacitar os agentes comunitários de saúde, proporcionando atualização e preparo para informar e acompanhar as mulheres que optarem por esse método contraceptivo nas unidades de saúde da família.
A iniciativa é parte de um projeto maior, que prevê a oferta gratuita do DIU para a comunidade de Buerarema pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano de 2024. Essa medida visa oferecer mais uma opção de contracepção para as mulheres, permitindo que estejam devidamente informadas pela equipe de saúde. A intenção é proporcionar autonomia às usuárias do SUS, permitindo que façam escolhas conscientes para evitar gestações indesejadas, contribuindo assim para afastar os riscos associados à Mortalidade Materna em nosso município.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a saúde da população e destaca a importância de investir em ações que promovam o bem-estar e a autonomia das mulheres bueraremenses. O projeto reforça a visão de um município comprometido com a prevenção, informação e cuidado com a saúde da comunidade.
A oferta gratuita do DIU representa mais um avanço na promoção da saúde reprodutiva e na redução dos índices de mortalidade materna em Buerarema. A gestão municipal acredita que investir na saúde é investir no presente e no futuro da cidade.
Prefeitura de Buerarema, orgulho de ser daqui, orgulho de viver aqui!