O centro do município de Buerarema é a Avenida Paulo Portela e por conta de barracas instaladas em frente ao sindicato rural foi realizada na quinta-feira, 28 de julho uma audiência pública com objetivo de ouvir os comerciantes. Busca-se chegar a uma melhor alternativa para que ninguém seja prejudicado.
Presidida pela Dra. Renata Lazzarini, promotora de justiça, a sessão contou com a presença do Prefeito Vinícius Ibrann, o presidente da câmara Roque Borges, os representantes do sindicato, Elizeu Nascimento e Eliana Guedes e os feirantes locais. A prospecção é que seja uma ação progressiva e inicial que culmine em outras ações por toda a cidade possibilitando maior acessibilidade aos transeuntes.
O procedimento iniciou em decorrência de uma solicitação do sindicato rural, prejudicado pelo número de barracas no passeio, que descumpre o código de postura. A maioria dos comerciantes presentes foi a favor da decisão.
"Saiu do poder do prefeito por conta de uma determinação do ministério público. Estamos dispostos a fazer qualquer investimento para colocar vocês em um lugar adequado e estou aqui para ouvir vocês, já que em cima do passeio não é o local correto" posicionou-se o prefeito Vinícius Ibrann em apoio a comunidade.
No encerramento, ambas as partes entraram no seguinte acordo: As barracas serão removidas pela prefeitura até 5 de agosto e os feirantes vão usufruir do espaço até às 13h enquanto o local adequado estiver sendo providenciado.